Case NovAmérica: GMG facilita e integra equipes de combate ao fogo

Em busca de uma solução para enfrentar os incêndios criminosos, a NovAmérica investiu na ferramenta da GMG Ambiental.

Depois que as queimadas legalizadas foram extintas, há ocorrências de incêndios e todo gerenciamento são feitos para que eles não aconteçam durante as operações de colheitas, que é toda mecanizada.

O uso da ferramenta, no dia a dia, traz uma série de benefícios, que foram destacados pelo engenheiro ambiental da NovAmérica, Leandro Dias.

  • A assertividade da ferramenta na identificação de incêndios proporciona um tempo de resposta muito rápido ao combate. Mesmo os caminhões se deslocando com velocidade reduzida, por conta do volume de água, a precisão facilita o trabalho da equipe de combate.
  • Quanto aos focos de incêndio em áreas vizinhas, a ferramenta propicia acompanhar e monitorar para que seja feito o controle, caso o incêndio atinja a área da propriedade.
  • No tocante ao risco de fogo, é possível identificá-lo de maneira fácil e rápida, e compartilhar com os operadores que estão no campo, por meio do WhatsApp, facilitando o entendimento e aumentando a atenção.
  • A localização dos caminhões também é favorável, porque diante do alerta de um foco de incêndio, é possível saber onde eles estão, e qual deve ser deslocado primeiro.

“Com a recorrência de focos que a ferramenta nos proporciona, identificamos pontos críticos e montarmos o PPI – Plano de Prevenção de Incêndio, que apresentamos para a polícia ambiental anualmente. Com as melhorias, a polícia começa a nos olhar de forma diferenciada. A ferramenta nos ajuda a colocar as coisas de maneira diferente, tanto para o órgão fiscalizar quando para a sociedade”, destaca Leandro.

Eles também fazem uso das ferramentas de relatórios de campo pelo aplicativo da GMG. São elas: aceiro, para gestão e precaução; relatório de cicatriz, que faz o relato de área após o ocorrido; e a própria porta-fogo.

Scroll to top